segunda-feira, 3 de julho de 2017

Afinal, o que significa namaste?

Por Cláudio Lasas

Essa história de que namaste significa "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você" não faz sentido, é pura lenda.

Namaste é a junção de duas palavras:
- namas, que significa o ato de curvar-se, cumprimento, reverência, saudação reverencial, adoração; e
- te, que é a forma dativa do pronome tvam (tu), ou seja, significa "a ti".

Assim, namaste significa literalmente "reverência a ti", "cumprimento a ti".

Namas tem o sentido de adoração somente quando dirigido a um deus e, nesse caso, não se usa o te, mas sim o nome da divindade. Por exemplo, namaḥ Shivaya (adoração a Shiva, glória a Shiva).

Esse mito de que namaste significa "O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você" pode ter origem na crença, compartilhada pelo hinduísmo, pelo yoga e pelo budismo, de que por trás de nossa aparência humana somos em essência perfeitos, infinitos e imortais, o que nos torna muito parecidos com o Deus ocidental. Entretanto, de acordo com essas mesmas filosofias, nossa essência, apesar de perfeita, infinita e imortal, é também indiferente e, portanto, jamais poderia afetar-se por algo externo, cumprimentar ou reverenciar outro ser. Nossa alma encontra-se em eterna contemplação de si mesma, num estado de puro prazer chamado ānanda.


Namaste é usado sempre para cumprimentar ou iniciar uma conversa. Nas práticas de yoga, usa-se para iniciar ou finalizar o evento.  É acompanhado da união das palmas das mãos em frente ao peito, em sinal de reverência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário